quarta-feira, 26 de abril de 2017

Viação Sorriso de Minas recebe 66 novos ônibus Marcopolo

Os veículos irão operar no sistema de transporte das cidades de Uberlândia-MG, Toledo-PR e Itabuna-BA



Por Marcopolo / Créditos na Imagem  

A Viação Sorriso de Minas S/A, importante operador de transporte urbano, que atua em diversos municípios brasileiros, adquiriu 66 novos ônibus Marcopolo. O negócio faz parte do programa de renovação de frota da empresa e envolve três unidades do modelo Torino Express Articulado (foto), 53 unidades do Torino convencional e outras 10 do modelo Senior.

Pertencente ao Grupo Gulin, do Paraná, a Viação Sorriso de Minas optou por três diferentes modelos de ônibus Marcopolo e duas marcas de chassis (Mercedes-Benz e Volvo). Todos os veículos adquiridos possuem itinerários eletrônicos e elevadores para acesso de pessoas que possuem mobilidade reduzida. “O grupo tem um contínuo programa de renovação de frota para oferecer veículos com mais conforto e segurança para os passageiros”, revela Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da montadora gaúcha.

Do total do lote adquirido, 40 ônibus irão operar na cidade de Uberlândia em Minas Gerais, sendo 37 unidades do Torino convencional e três do Torino Articulado, todos com chassi da sueca Volvo. Os outros 16 Torino, com chassi Mercedes-Benz, vão operar em Itabuna, na Bahia. Já o micro-ônibus Senior será utilizado na cidade de Toledo, no Paraná.

Com comprimento total de 18,6 metros, o Torino Express Articulado foi desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias comuns quanto dos sistemas Bus Rapid Transit, o BRT. O modelo apresenta visual moderno e conta com sistema multiplex com painel de visualização. Também dispõe de conjuntos óticos dianteiro e traseiro que incluem luz diurna, proporcionando maior segurança na operação do transporte urbano.

O Torino Express possui como diferenciais a maior largura interna, com 2,55m, que proporciona aos passageiros maior espaço para circulação no interior do veículo. Internamente, possui iluminação em LEDs e capacidade para transportar 134 passageiros, sendo 33 sentados em poltronas City ergonômicas e 101 em pé.

Já os ônibus Marcopolo Torino convencionais possuem capacidade para transportar 84 passageiros, sendo 30 sentados em poltronas City ergonômicas e 54 em pé. Desenvolvidos para oferecer mais conforto para os passageiros e eficiência operacional para os frotistas, também possuem maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, iluminação interna em LEDs, portas eletropneumáticas e sistema multiplex. Além disso, os veículos contam ainda com janelas com vidro fumê, campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio) e preparação para futura instalação de rádio e câmeras de monitoramento.

Desenvolvido com o objetivo de proporcionar o menor custo operacional entre os modelos de micro-ônibus comercializados no mercado nacional, o Marcopolo Senior foi projetado para garantir maior conforto e segurança, aliados à manutenção prática e acessível. O veículo tem capacidade para transportar 29 passageiros, sendo 19 sentados em poltronas City ergonômicas e 10 em pé.

A Viação Sorriso de Minas atualmente conta com uma frota de aproximadamente 147 veículos, com idade média inferior a cinco anos, rigorosamente revisada, atualizada e monitorada. Possui mais de 800 colaboradores espalhados pelos municípios onde atua, totalmente treinados e preparados.