segunda-feira, 19 de junho de 2017

Volksbus disponibiliza veículo BRT para testes em Belo Horizonte

A VW Caminhões e Ônibus disponibilizou, em Belo Horizonte, um de seus veículos de demonstração em caráter de testes: trata-se do Caio Millennium BRT, encarroçado sob o chassi 26.330 OTA. Nos próximos dias, o articulado estará rodando pelas ruas da capital mineira por meio da Rodap Transportes, no sistema municipal de BRT de BH, o MOVE. 

O teste servirá também para o sistema metropolitano, já que a Rodap está presente na mesma. Funcionários da empresa estarão presentes na Elmaz, representante da VW Caminhões e Ônibus em Belo Horizonte, para colocar o articulado nos padrões exigidos pela BHTrans. Outras empresas estão cotadas a testarem o produto, como a Belo Horizonte Transporte Urbano (BHTU) e a Viação Torres, mas, nada concreto por enquanto.

O veículo, que ainda ostenta o layout da rede de transporte público de Recife/PE, cidade no qual o articulado foi testado pela Itamaracá Transportes, em breve, terá a plotagem do sistema BRT de Belo Horizonte.


Veja imagens do veículo já em Belo Horizonte:





Caio Millennium BRT - Volkswagen 26.330 OTA
Divulgação/Volkswagen
Empresas da capital mineira testam veículo convencional

A concessionária Elmaz, por meio da VW Ônibus e Caminhões, também disponibilizou um Caio Apache Vip IV, encarroçado sob o chassi 17.230 ODS para empresas de Belo Horizonte. A primeira a testar o produto foi a Auto Omnibus Nova Suissa, que ficou com o veículo pouco mais de dois meses. Logo em seguida, a Viação Torres também experimentou o chassi. 

No caso da Nova Suissa, relatórios feitos por uma empresa terceirizada indicam que a média de consumo obtida pelo veículo foi menor do que apresentam os veículos Mercedes-Benz da mesma casa, isso porque, no caso da Volks, o chassi dispensa o uso do Arla 32. Já na Torres, os resultados ainda são aguardados. Agora, o ônibus de teste segue para a Viação Paraense, onde será emprestado pela Elmaz, uma vez que a empresa de transporte coletivo sofreu desfalque em sua frota nos últimos dias por causa de um veículo incendiado. De acordo com a concessionária, o Vip IV de demonstração irá com opção de compra em aberto.

Sobre o chassi

O 17.230 ODS conta com suspensão pneumática nos quatro eixos e é equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros. Indicado para severas operações de transporte urbano, o chassi adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros e une robustez e versatilidade. Com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita a instalação do ar-condicionado. O Volksbus ainda incorpora embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

Confira imagem do veículo em operação na capital mineira:


Caio Apache Vip IV - Volkswagen 17.230 ODS

Divulgação/Volkswagen