sábado, 16 de setembro de 2017

Jardineira dos anos 50 na lagoa da Pampulha

Matéria publicada na Revista OneBus 6º Edição


Começou a circular no sábado (22) na Pampulha, em Belo Horizonte, a jardineira do MOVA (Museu de Objetos e Veículos Antigos). O modelo é o 6500 da Chevrolet, com motor alterado para Mercedes-Benz OF-1113. Fabricada em 1957, a jardineira operou nos anos 60 a linha que ligava o centro da capital a região da Pampulha. Agora, ela percorrerá os principais pontos turísticos localizados na região da lagoa. O projeto segundo os organizadores, faz parte do calendário de celebrações pela conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, recebido esse ano.
Durante o percurso, de aproximadamente uma hora, um dos colaboradores do MOVA, Jeferson Rios, que também é presidente do Instituto Cultural de Carros Antigos e Objetos de Época, e uma guia da Belotur, apresentam aos passageiros os locais em torno da lagoa e a história de cada um, além é claro, de apresentar os detalhes do veículo de época. Nada passa desapercebido, desde os anúncios das décadas de 50 e 60 que foram afixados em cima das janelas até as fichas que eram os passes, divididas em diversas cores, sendo cada uma referente a um trecho que seria percorrido pelos usuários. Ao final do salão da Jardineira, a primeira Chopeira da Antarctica e um carrinho de bordo da extinta VARIG chamam a atenção pelas suas características que marcaram época.
Atualmente com capacidade para 20 passageiros, a Jardineira inicia o percurso a partir da Igrejinha de São Francisco de Assis seguindo pelos seguintes pontos: casa Kubitschek, Museu do Futebol no Mineirão, Iate Tênis Clube, Casa do Baile, passando pela Barragem da Pampulha chega ao Museu de Arte, retornando a Casa do Baile, Iate Tênis Clube e Igrejinha de São Francisco de Assis, onde encerra o trajeto. A atração irá circular aos Sábados, Domingos e Feriados, de 09hs as 12hs e de 14hs as 17hs. A previsão de operação da Jardineira é até 18 de Dezembro.
No primeiro dia de operação o veículo chamou a atenção por onde passou: “Dois grupos já nos ligaram ontem, um querendo fazer uma festa de 50 anos aqui dentro com os amigos e familiares, ele até perguntou se poderia fazer um open bar”, afirmou Jeferson Rios. O projeto agradou também a todos que desfrutaram do passeio em seu primeiro dia, como a pernambucana Ananda Costa: “Todo o projeto da Pampulha chamou bastante a atenção, toda essa história que os pontos possuem. É um ônibus bastante antigo, né!? Achei bem interessante, gostei muito”, afirmou.
O passeio custa R$ 20 e o ticket pode ser adquirido no stand montado na Igreja da Pampulha. O serviço de bordo oferece aos passageiros água, cerveja e biscoito Globo, com custo a parte.

Jeferson Rios é um dos colaboradores do Museu de Objetos e Veículos Antigos (MOVA) e idealizador do projeto Pampulha Retrô Tour. Jeferson é também presidente do Instituto Cultural de Carros Antigos e Objetos de Época. Além desse projeto, atualmente se dedica também na criação do MOVA em um terreno com 6.000m2 de área construída, no bairro Alphaville em Nova Lima.