terça-feira, 6 de abril de 2021

Colecionador planeja restaurar ônibus no estilo do transporte dos anos 90 em BH


Imagina circular pelas ruas de Belo Horizonte e se deparar com um ônibus caracterizado com o padrão do Probus (Programa de Transporte Público por Ônibus), que vigorou na capital mineira entre 1982 a 1998? Em breve, isso será realidade. Um colecionador da cidade adquiriu um Marcopolo Torino GV, sob o chassi Scania F113HL, e pretende revitalizá-lo com as cores dos coletivos do passado.


Douglas Eduardo Azevedo foi até o interior do Rio de Janeiro, no ano passado, onde comprou o veículo, que terá o layout da linha 2402 (Nossa Senhora da Glória/São Bernardo) - extinta em 2014 - futuramente. A transformação já começou. O letreiro do Torino GV, por exemplo, já conta com a informação dos bairros e o para-brisa já possui o número da linha.

A meta de Douglas é mexer na configuração interna do ônibus, além da pintura externa. "Aos poucos vou trabalhando nele pra identificá-lo como 2402 da forma que era em meados de 1982 a 1998", relatou o colecionador, que revelou, ainda qual será o prefixo que o veículo passará a ostentar futuramente: 8298, remetendo ao período Probus em BH.

"Mexe um pouquinho aqui, mexe na descarga ali, coloca um banco ali, vai aos pouquinhos", disse Douglas.

Na última quinta-feira (1/4), o OneBus foi convidado a dar um passeio no ônibus adquirido por Douglas, que cumpriu o itinerário da extinta 2402, nos dois sentidos. O percurso durou pouco mais de uma hora. Parte dele pode ser visto no vídeo produzido pela equipe do blog.



Veja mais imagens do veículo