quinta-feira, 15 de julho de 2021

Cemitério das Lotações - Jaboticatubas-MG

Era uma manhã de sol em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Momento propício para enxergar o horizonte formado por uma extensa área verde, cortadas por estradas de terra e algumas poucas casas. Eis que ali, em um local que sequer pega sinal de celular, haviam 70 ônibus urbanos que fizeram história nas ruas e avenidas da capital mineira. Uma mudança radical de cenário.

No entanto, os coletivos não estavam parados ali por tempo limitado. Estavam abandonados, sem que houvesse uma previsão de uma próxima viagem - se é que ela vai existir. Os modelos variam: Monobloco O-371UL, Thamco Scorpion, Comil Svelto, entre outros. Todos que marcaram época em Belo Horizonte e que qualquer admirador de ônibus vai se lembrar.

Os ônibus parados ali pertenciam à extinta Coletivos Venda Nova, que operou na região homônima até 2009, deixando, em definitivo, o sistema de transporte de Belo Horizonte. Não se sabe ao certo há quanto tempo os coletivos estão abandonados no local visitado pelo OneBus, mas a invasão de plantas na parte interna dos ônibus e até mesmo o nascimento de árvores entre eles dá para se ter uma noção de que estamos falando de anos e anos.

O local foi descoberto recentemente por admiradores de ônibus, que passaram a visitar os coletivos com frequência. No entanto, o OneBus fez imagens exclusivas, de forma aérea, para se ter uma noção do espaço, além, é claro, de fotos internas e externas dos coletivos.